Marias e Joãos, uma reflexão sobre as diferenças


 

Rubens Balestro

            Sabemos que as mulheres diferem dos homens. Não estou me referindo as diferenças anatômicas, mas sim as diferenças psicológicas, do pensamento. Por que, e até que ponto, são diferentes?

                Estudos mostram que a origem das diferenças que pretendo abordar está no que se chama por PREDOMINÂNCIA DE HEMISFÉRIO. Do que estou falando?  Nosso cérebro encontra-se dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. O hemisfério direito, além de comandar o lado esquerdo do corpo possui características como a de não usar palavras, ser intuitivo, usar a imaginação, o sentimento e a síntese, ser aleatório, holístico, orientado à fantasia. Já o hemisfério esquerdo, que comanda o lado direito do corpo, diferencia-se do anterior por responder pela linguagem, o raciocínio lógico, determinados tipos de memória, o cálculo e a análise. Exemplificando a atuação dos dois, podemos dizer que o lado esquerdo do cérebro interpreta literalmente as frases ditas, já o direito percebe a intenção oculta de quem fala. O hemisfério esquerdo percebe sons relacionados como a linguagem verbal e o hemisfério direito percebe músicas e os sons emitidos pelos animais.

            Acontece que testes têm demonstrado que nas Marias, em sua maioria, predomina o hemisfério direito e, na maioria dos Joãos, o esquerdo. Este seria o motivo de as mulheres serem reconhecidamente mais sentimentais, emotivas, perspicazes, intuitivas, sonhadoras e românticas. Já os Joãos teriam, na predominância de seu hemisfério esquerdo, a justificativa de sua notória praticidade na tomada de decisões, baseadas no raciocínio lógico, cálculos e análise.

            Tudo muito lindo, tudo explicado e esclarecido, mas a pergunta continua: Por que, e até que ponto, Marias e Joãos são diferentes? O que faz com que o hemisfério direito predomine nas mulheres e o esquerdo nos homens? Do meu ponto de vista existem duas possibilidades: ou fomos projetados assim pelo nosso Criador para que, no encontro dos dois, a Maria e o João, houvesse a complementação ou isso tem origem cultural. Se a segunda hipótese for a verdadeira deveríamos refletir sobre algumas coisas tais como a maneira como são educadas a maioria de nossas crianças? Digo da educação familiar. Os hemisférios são estimulados pelas nossas vivências. Que práticas culturais poderiam estar estimulando a predominância do hemisfério direito nas mulheres e do esquerdo nos homens?  Poderia ser a tentativa machista de desenvolver na mente feminina a conformidade com a vida puramente doméstica presenteando-a com bonecas, o que acabaria por desenvolver o lado emocional, o lado direito do cérebro?  Que a cultura tem condicionado a mulher quanto a suas perspectivas emancipatórias é fato notório, basta prestar-se atenção nos comerciais que vendem a necessidade da mulher ser bonita, vestir-se bem, usar perfume sedutor, tudo visando a conquista de um provedor. Isso igualmente enfatiza o desenvolvimento mental voltado para o intuitivo, o uso da imaginação, da fantasia, aflorando os sentimentos, coisas típicas de hemisfério direito. No caso dos meninos, por que seus brinquedos são do tipo, bola, carrinho, jogos, bicicleta? Não são brinquedos que, quando utilizados, requerem cálculo de velocidade, espaço e lógica e que acabam estimulando o lado esquerdo do cérebro?

           Sendo assim, a personalidade das Marias seria fruto de sua educação dentro de uma cultura machista de submissão da mulher. O comportamento dos Joãos se deveria igualmente a uma cultura machista que os privilegia do ponto de vista da liberdade e da independência.

           Não sei, de qualquer maneira vale a pena observar os frutos desse desequilíbrio. Por exemplo: uma mulher quando se olha ao espelho tem um olhar de 360 graus. Vira-se, se contorce, tudo para poder perceber todos os detalhes. Evidentemente isto também ocorre em outras circunstâncias. Como as mulheres são observadoras! O homem, por sua vez, provavelmente se dará uma rápida olhada e, sem maiores preocupações, da frente do espelho sairá. Quantas vezes já saí de casa com a blusa virada pelo lado do avesso, com um sapato de cada cor, sem me pentear (quando tinha cabelo), com a parte de trás do casaco presa na cinta da calça ou a calça dentro da meia. Já saí de casa com a blusa do avesso e a calça do abrigo virada para trás, tudo de uma só vez.

           Maravilhosas Marias que tudo vêem, mas que apresentam tanta dificuldade na hora de escolher o que querem. Baixam a prateleira de sapatos para depois irem embora, sem comprar nada, por não conseguirem se decidir, coisa fácil para os Joãos, tão obtusos no olhar.

             Como disse, ainda não cheguei a uma conclusão sobre o porquê das diferenças, mas acho, assim como um grande filósofo já disse, que o bom é trilhar o caminho do meio. Procurar o equilíbrio entre os hemisférios cerebrais é uma necessidade mesmo quando já encontramos aquela Maria ou João que nos completa.

           

 

Anúncios

Sobre rubensbalestro

Um eterno aprendiz que passa seu tempo entre o aprender e o ensinar.
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Marias e Joãos, uma reflexão sobre as diferenças

  1. Gi disse:

    Oi Rubens! Que bom ter escrito de novo. Se está com inspiração isso é um bom sinal!!!Mas olha só…eu não coloco a loja de sapato abaixo e saio sem escolher nenhum…talvez seja uma excessão sim…já entro na loja sabendo o que eu quero..rssss…sou uma mulher determinada! Bjs no coração. Gi

  2. Fernanda M. Felipetto disse:

    sobre o porque das diferenças – ser diferente eh o que faz o equilibio… nem muito mulher.. nem muito homem.. nem tão pouco mulher.. nem tão pouco homem.. então assim se faz diferente!

    bj mestre!!!!

  3. Rosangela Mota disse:

    Rubens seus textos,reflexões são lindos… Você é o homem mais inteligente que já conheci, felicidades! Quero poder continuar aprendendendo contigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s